quarta-feira, 24 de setembro de 2008

As Fadas de Cottingley




F
rancis Griggiths, uma garotinha inglesa de 10 anos, vivia se perdendo em brincadeiras nos fundos de sua casa. No ano de 1917, e para dar explicações a sua mãe, Frances contou que estava brincando com fadas. Logo sua família começou a caçoar dela, e foi aí que a sua prima mais velha Elsiee Wright, resolveu provar que a historia da Frances era verdadeira. Na época Elsie tinha 16 anos, pegou uma camera fotog´rafica emprestada de uma hora depois de se aventurar no Vale de Cottingley as primas voltaram para casa com inacreditáveis fotos de Fadas.

Alguns anos depois a senhora Wright, mãe de Elsie, envolveu-se com a Sociedade Teosfica, que dava credibilidade a fotos de espíritos e afins. Ao assistir uma palestra em que fadas foram discutidas, ela lembrou-se das fotos e as entregou ao palestrante que tratou de passá-las a Edward Gardner. Ele as tomou a sério, e pediu a ajuda de diversos especialistas, entre eles ninguem menos que Sir Arthur Conan Doyle, criador do célebre detetive fictício Sherlock Holmes e muito importante na meio espírita da Época

Doyle se impressionou muito com as fotos e, mesmo sem ser um perito fotográfico, declarou-as autênticas. Muitos atribuem o grande sucesso das fotos á credibilidade apaixonada que Doyle lhes emprestou, falando sobre como elas provavam que existia um outro mundo espiritual.

Os defensores da autenticidade das imagens concediam que elas poderiam ter sido forjadas, mas deveria ter sido muito complicado e as garotas eram apenas... crianças. Enquanto isto, críticos notavam diversas discrepências e detalhes suspeitos, como o detalhe de que Elsie já havia trabalhado em um estúdio fotográfico durante a guerra e talvez pudesse ter forjado as imagens apesar da pouca idade.

Photobucket

Mas provas definitivas da fraude só surgiriam mais de meio século depois. Em 1982, o perito fotográfico Geoffrey Crawley analisou o que se acreditavam ser as placas originais das fotografias. Sua conclusão foi simples e irrefutável: a câmera tipo "Midg" com que a primeira e mais famosa imagem, vista acima, teria sido tomada incapaz de produzir uma fotografia tão nitida. A imagem que todos discutiram por décadas havia sido claramente retocada, e analisando a placa que se dizia ser a original, Crawley pôde indicar mesmo sinais claro de retoque, como a elipse que pode ser vista ao redor do rosto de Frances:

Photobucket


Na polêmica das críticas de Crawley, em março de 1983 as primas, aqora já idosas, finalmente "confessaram que as fadas nas fotografias eram na verdade desenhos que Elsie tinha feito, recortado e prendido com alfinetes". Era de início apenas uma travessura a pregar nos adultos que estavam caçoando das histórias sobre fadas inventadas pela pequena Frances, mas a dimensão que a brincadeira tomou, com o envolvimento de figuras como Doyle, fez com que as garotas não tivessem escolha a não ser "permanecer caladas".

Elsie e Frances comentaram o episódio no documentário de 1985, "Arthur C Clarke's World Of Strange Powers - Fairies, Phantoms and Fantastic Photographs":

Apesar da confissão, Frances insistiu que há mesmo fadas de verdade em Cottingley. Ou melhor, havia, "agora não há mais". Em 1997 o evento foi transformado em um filme de ficção, "Contos de Fadas: Uma história verdadeira".

Arthur Conan Doyle, Espiritualismo e Fadas - Com mais detalhes e fotos sobre o caso!

Gráficos de do site: Olhos Fadas
BlogBlogs.Com.Br

6 comentários:

  1. querida vc não vai acreditar rs... vi ontem no blogblogs já me tornei fã ! e já linkei . Também adoro fadas... e se um dia quiser fazer uma fada especial como rosto de alguém me mande a foto,tb sou design gráfica manjo muito de photoshop e gifs,vai ser um prazer montar fadinhas especiais pra vc! beijo quem sabe não começamos com vc de fada heim? fiz até um vídeo de minha cunhada de fada...o programa não era bom, mas agora estou com um legal para fazer filmes. vou adorar fazer coisinhas pra vc é só pedir

    ResponderExcluir
  2. Rose minha querida....
    Que as fadas existem.... existem... eu creio...é apenas acreditar....
    Adorei o texto, e já está nos meus preferidos...
    bjs minha fada madrinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose... Fiquei super feliz com sua visita e palavras deixadas na Sociedade das Fadas... Apesar de saber q não somos assim tão perfeitas como disses... KkKk... rsss... Mas Obrigada mesmo assim pelo carinho... As palavras positivas... É isso q nos dão asas, nos fazem voar e alegram nosso coração de fadas... rsss... Somos fadas de coração... E adoramos receber e deixar boas magias, assim como suas palavras... É sempre muito bom ver novos cantinhos mágicos florescerem... E sobre um assunto que amamos né?... rsss... Seu cantinho é lindo mesmo sendo simples... Que bom q gostou das plaquinhas da história das primas fadas de Cottingley confeccionadas por mim.... Estas meninas que pra mim conseguiram transformar encantos em realidade... Pq acreditavam e concretizaram seus sonhos através de suas fadas de recortes... rsss... Conseguiram marcar a história... rsss... Então... Obrigada pela visita e as palavras deixadas na Sociedade... Seja sempre bem vinda... Bjos mágicos p/ ti...

    ResponderExcluir
  4. Oi Rose!
    Vi teu coment lá na sociedade das fadas, então vim aqui para conhecer teu cantinho.
    É sempre um prazer conhecer uma fadinha ou alguém que simpatize com esses seres maravilhosos...

    Adorei o post sobre as fadas de Cottingley ... me lembro que tinha 12 anos quando li numa revista e fiquei apaixonada pelos recortes de fadas que elas fizeram...

    Bom, te desejo um bom restinho de semana. Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Olá Querida, adorei o blog das fadinhas, espectacular!
    Tenho que passar com mais tempo e ler cada texto com calma.
    Já conhecia esta notícia, aliás ainda há pouco tempo a contei a uns alunos meus :)
    O importante é mesmo acreditar (até o Mulder já o dizia, lol)
    Tenho uns livros de fadas com umas ilustrações fabulosas, chamam-se "O livro de fadas prensadas" queres que te envie por mail?
    Continuação de boa semaninha
    beijinhos Grandes,
    Muah*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rose!
    Eu acabei de visitar o blog das fadas, li o texto das Fadas de Cottingley e adorei a história!
    Eu nao acho que as fotos tiradas pela prima de Francis seja uma farsa, até porque naquela época ainda nao existia tecnologia pra fazer montagem perfeita de fotos, ainda mais no início do século XX. Assim mesmo, eu acredito nas fadas e até fiz um ritual orando por elas.
    Eu acho que as pessoas andam muito desiquilibradas espiritualmente.
    Por isso elas nao acreditam e nem se esforçam pra ver que as fadas estão presentes o tempo todo.
    Eu to pensando em buscar o livro do conto de Cottingley, que mostra as fotos. E ler mais para ficar por dentro do assunto.
    Mando bjos pra você.
    E outro pras deusas e pras fadas!
    obrigado!
    PS: eu copiei a foto de Francis e as fadas pra eu add no orkut. heheehhehheheheee
    Bjos. ass: Viny

    ResponderExcluir

 
© 2007 Template feito por Templates para Você