sexta-feira, 19 de setembro de 2008

De onde vieram as fadas



De onde vêm as fadas?

O mito grego acima nos mostra, como seres mágicos povoaram desde sempre, o imaginário popular de forma a aliviar a aridez da vida cotidiana, ou a responder perguntas irrespondíveis como: Quem somos? De onde viemos? Por que morremos? Como somos? Sem sonhos, o homem ficaria paralisado diante de sua própria pequenez e impotência face ao mundo.

Entre as manifestações populares, talvez nenhuma expresse tão bem, nem de maneira tão franca, os sentimentos e necessidades humanas, como os chamados "contos de fada". Mas de onde vêm estes seres tão oniricamente humanos, capazes de expressarem abertamente sentimentos tão contraditórios como: amor/ódio, gratidão/vingança, ciúme/indiferença, capazes de caprichos fúteis, de amores proibidos e um padrão ético que, em suas raízes, ia, na maioria das vezes, de encontro a nossa moral judaico-cristã?

Na verdade, não temos uma "origem" única para o termo "fada". Sabemos, apenas, que são representações da figura feminina, que etimologicamente a palavra "fada" vem do latim "fatum" que significa destino, fatalidade, e que lhes são atribuídos poderes de interferirem benéfica ou maleficamente no destino do homem. Para alguns, viriam das Moiras gregas acima citadas. A palavra grega Moîra provém do verbo meiresthal - obter, ou ter em partilha, obter por sorte ou destino. Como sinônimo, temos nos poemas homéricos Aîsia - a condicionadora de vida..

Para saber mais: entre aqui

http://intervox.nce.ufrj.br/~claraluz/artigos/fadaori2.htm



Technorati Profile


BlogBlogs.Com.Br

6 comentários:

  1. Gosto das fadas.
    Creio nos anjos.
    É doce saber que anjos nos guardam e que podemos ser como eles para as pessoas.
    Uma semana maravilhosa para esta moça que tem um Recanto só de fadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi amada,parabéns,esse blog de fadas
    realmente ficou divino.
    Bjusss no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Fadas... seres de luz... como os anjos....sempre protetores...
    Simplesmente amo....
    Tá lindo esse espaço.. adorei...
    A música está um espetáculo à parte...
    bjs minha fada madrinha

    ResponderExcluir
  4. Oiii Roseee!!!
    Que cantinho lindo e charmoso,eu amei amiga,muito show!! Vc é demais,que astral maravilhoso,eu gosto muito de fadas,elas são um encanto!!
    Desejo que a sua viagem seja maravilhosa e muito produtiva,vc merece!! Eu não vou esquecer vc,porque não posso e nem quero,vc é uma amiga muito querida pra mim!!
    Boa viagem e fque com Deus!! Sucesso pra vc!!
    Um ótimo fim de semana!!
    Bjs!!
    Baixinha!!

    ResponderExcluir
  5. Desde muito pequena tenho uma facinação por fadas . Amo essas pequenas criaturas.Acredito que elas povoan lugares em que a natureza ainda permanece virgem sem interferencia humana.Ainda não vi todo trabalho mas ja adorei desde o começo. Um lindo trabalho o seu.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro, tudo que se diz respeito as fadas.
    O mundo sem as fadas, não seria o mesmo, sou adulta mas amo as fadas.

    ResponderExcluir

 
© 2007 Template feito por Templates para Você